Neste domingo (4), o Psol realizou uma convenção no Teatro São José para oficializar a candidatura de Técio Nunes à Prefeitura de Fortaleza e de Cindy Carvalho como vice. O evento contou com a presença de líderes e apoiadores das siglas envolvidas, e também marcou o apoio da Unidade Popular (UP) à chapa.
A decisão da UP foi confirmada nesta sexta-feira (2) durante uma convenção no auditório do Curso de História da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde a sigla retirou a pré-candidatura de Haroldo Neto e decidiu apoiar Técio Nunes. Cindy Carvalho, atual presidente da Rede Sustentabilidade no Ceará, assumirá a vice-candidatura.
Técio Nunes destacou que a chapa formada por ele e Cindy Carvalho é a única com candidaturas negras no debate eleitoral. Ele enfatizou a importância de discutir a crise climática e suas consequências para as comunidades periféricas de Fortaleza: “Eu acho que tem tudo diferente. Somos a única chapa negra desse debate eleitoral, acho que isso não é um detalhe, é muito significativo. Para além disso, tem o nosso programa. Qual é a candidatura que vai debater centralmente a questão do meio ambiente em Fortaleza e como o meio ambiente se relaciona com as comunidades?”, ressaltou o candidato.
Durante a convenção, Cindy fez uma crítica ao fato de que todos os candidatos à Prefeitura de Fortaleza eram homens. Ela revelou ter questionado a federação sobre essa questão. “Não esperem que eu seja coadjuvante de nada, porque o meu partido eu questionei. (…) Entendo e respeito totalmente a federação e questiono a federação também. Porque eu disse: ‘vamos eleger uma mulher, porque só tem homem’. Com todo respeito aos homens, acho que chegou a nossa vez”, declarou.
Além das discussões políticas, o evento foi marcado por um momento de pesar, com a notícia do falecimento do pré-candidato a vereador da Rede, Wellington Mesquita, que sofreu um infarto neste domingo. Um minuto de silêncio foi observado em homenagem ao correligionário.
Alexandre Uchôa, presidente do Psol no Ceará, abordou a necessidade de ampliar a bancada do partido para enfrentar o conservadorismo. Ele ressaltou que as eleições em Fortaleza representam um desafio crucial para evitar uma bancada extremamente conservadora que possa prejudicar a classe trabalhadora: “As eleições de Fortaleza é o nosso desafio, é a nossa arena atual desse combate. Se a gente não cuidar, a gente vai ter uma bancada extremamente conservadora. As forças de resistência vão ter que lutar muito, ocupar todas as esquinas, ocupar todos os territórios onde a gente puder estar”, frisou.
O produtor cultural e empreendedor social Técio Nunes é presidente do Psol Fortaleza e da Federação Estadual Psol/REDE. Ele também já atuou como assessor parlamentar e assessor político sindical. Cindy Carvalho é presidente do partido Rede Sustentabilidade no Ceará. Ela também é conselheira do Conselho Estadual da Juventude no Ceará (Conjuce) e do Conselho Municipal de Juventude (CMJ).
0 Comentários